Wednesday, July 13, 2005

Carta aberta ao PM!

Caro Sr. Primeiro-Ministro.

Venho por meio desta comunicação manifestar meu total apoio ao seu
esforço de modernização do nosso país. Como cidadão comum, não tenho
muito mais a oferecer além do meu trabalho, mas já que o tema da moda
é Reforma Tributária, percebi que posso definitivamente contribuir
mais.

Vou explicar: Na actual legislação, pago na fonte 31% do meu salário
(20 para o IRS e 11 para a Segurança Social). Como pode ver, sou um
cidadão afortunado. Cada vez que eu, no supermercado, gasto o que o
meu patrão me pagou, o Estado, e muito bem, fica com 19% para si
(31+19P).

Sou obrigado a concordar que é pouco dinheiro para o governo fazer
tudo aquilo que promete ao cidadão em tempo de campanha eleitoral. Mas
o meu patrão é obrigado a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75%
daquilo que me paga para a Segurança Social. E ainda 33% para o Estado
(50+23.75+33+6.75).

Além disso quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo
os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com
quase metade das verbas envolvidas no caso.

A minha sugestão, é invertermos os percentuais. A partir do próximo
mês autorizo o Governo a ficar com 100% do meu salário. Funcionaria
assim: Eu fico com 6.75% limpinhos, sem qualquer ónus mas o Governo
fica com as contas de:

* Escola,

* Seguro de Saúde,

* Despesas com dentista,

* Remédios,

* Materiais escolares,

* Condomínio,

* Água,

* Luz,

* Telefone,

* Energia,

* Supermercado,

* Gasolina,

* Vestuário,

* Lazer,

* Portagens,

* Cultura,

* Contribuição Autárquica,

* IVA,

* IRS,

* IRC,

* IVVA

* Imposto de Circulação

* Segurança Social,

* Seguro do carro,

* Inspecção Periódica,

* Taxas do Lixo, reciclagem, esgotos e saneamento

* E todas as outras taxas que nos impinge todos os dias.

* Previdência privada e qualquer taxa extra que por ventura seja
repentinamente criada por qualquer dos Poderes Executivo, Legislativo
e Judiciário.



Um abraço ao Sr. PM e ao Senhor PR e muito boa sorte, do fundo do meu
coração!

PS: Podemos até negociar o percentual!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home